O negócio entre da venda de Hélder Postiga ao Sporting rendeu ao F.C. Porto 2,5 milhões de euros e Diogo Viana. Este é ainda um nome ainda desconhecido no mundo do futebol, mas apresenta predicados muito interessantes ao nível do futebol de formação.
Além de ser internacional sub-18, Diogo Viana é comparado muitas vezes a Ricardo Quaresma. Rápido, tecnicista, desequilibrador. Ainda no passado mês de Maio, foi considerado o melhor jogador do Torneio Internacional de Lisboa. Na final, apontou dois golos à Noruega.
Mas, para sabermos um pouco mais sobre o extremo fomos auscultar a opinião de Ilídio Vale. Seleccionador dos sub-18 e antigo responsável pelas camadas jovens do F.C. Porto.
«O Diogo é um ala que pode actuar à esquerda e à direita. É uma das grandes referências dos sub-18 portugueses e possui os ingredientes fundamentais para se tornar um futebolista de elite.»
Ilídio Vale considera Diogo Viana um futebolista «explosivo e imprevisível» e que ainda tem a particularidade de ser «um óptimo finalizador». «Ele é muito constante e eficaz a full-time», completa o técnico.
Diogo quer chegar aos treinos da equipa principal
Em declarações ao site oficial do F.C. Porto, Diogo Viana revelou as suas ambições para a primeira temporada no reino do Dragão.
«Vou trabalhar diariamente nos juniores para ser chamado pelo treinador Jesualdo Ferreira aos treinos do plantel principal e, no mesmo sentido, para integrar a primeira equipa.»
Diogo Viana diz sentir «um grande orgulho» por actuar «num clube de grande dimensão» e vai continuar a «trabalhar ao máximo no clube e procurar estar bem quando for chamado à selecção».
«É uma grande inspiração para um dia poder singrar aqui», concluiu o jogador que representou os algarvios do Esperança de Lagos antes de chegar ao Sporting.