Os nossos craques
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Futebol
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 E profissionalmente

Ir para baixo 
AutorMensagem
Danizitha
Admin
Admin
Danizitha


Feminino
Número de Mensagens : 269
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 09/01/2009

E profissionalmente Empty
MensagemAssunto: E profissionalmente   E profissionalmente Icon_minitime1Sáb Jan 10, 2009 10:50 am

Ricardo, tem no seu currículo a conquista do campeonato da europa de sub-16 em 2000, e uma "dobradinha" na época de 2001-2002, jogando no Sporting Clube de Portugal.
É um jogador com um potencial técnico e com um remate forte, do qual se destaca a trivela.
No Sporting, Ricardo Quaresma começou a jogar futebol 5 numa colectividade em Alcântara, conhecida como "2ªComuna", hoje ainda podemos ver as fotos da equipe onde o pequeno ciganito jogava, trocando depois para o futebol de 11, nas escolas do Sporting Clube de Portugal. Estreou-se na equipa principal quando tinha apenas 17 anos, contra o FC Porto e pela mão de László Bölöni, na época de 2001/02, tendo Cristiano Ronaldo aparecido na época seguinte. Deu nas vistas devido às suas constantes fintas perante os adversários. No seu primeiro ano como sénior no Sporting fez a Dobradinha (conquista do Campeonato Nacional e Taça de Portugal) contribuindo com 3 golos em 28 jogos.
Na sua segunda época no Sporting confirmou todo o seu talento, sendo a primeira opção do treinador para as alas em detrimento de Cristiano Ronaldo, marcou 5 golos em 31 partidas. Em 2002/2003 o Sporting ficou classificado no 3.º lugar a 17 pontos do FC Porto de Mourinho e na Taça de Portugal ficou-se pelos Quartos-de-final, tendo perdido com a Naval. Os adeptos culparam László Bölöni por não ter apostado em Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo ao mesmo tempo. Com o Sporting obrigado a facturar dinheiro, teve de vender Quaresma e Ronaldo.
O FC Barcelona pagou seis milhões de euros pela sua transferência no Verão de 2003, num negócio que envolveu a vinda do brasileiro Fábio Rochembach para o Sporting. No seu jogo de estreia, um amigável contra o AC Milan, marcou um golo tendo o Ronaldinho, também recem-chegado, marcado outro. Em 2003/2004 foi utilizado 10 vezes como titular e 11 como suplente marcando apenas um golo. Durante o Euro 2004 onde ele nao jogou por nao ter sido convocado, afirmou não jogar mais no FC Barcelona enquanto la estivesse Frank Rijkaard e alguns clubes europeus mostraram interesse no jogador. Mas o FC Porto levava vantagem porque o FC Barcelona estava muito interessado em Deco, ao inicio mostrou-se relutante em voltar a Portugal mas acabou mudando de ideias.
Quaresma ingressou no FC Porto em 2004 por 6 milhões de euros num negócio que envolveu a ida de Deco para o FC Barcelona. No seu primeiro jogo oficial, na Supertaça Europeia marcou um grande golo ao Valencia e único do FC Porto nesse jogo, também na Supertaça Cândido de Oliveira contra o SL Benfica marcou o golo que deu a vitória e ainda contribuiu com a marcação de uma grande penalidade para a vitoria do FC Porto frente ao Once Caldas no Mundial de Clubes.
Em 2004/2005 fez 31 jogos e marcou 5 golos na Bwin Liga. Foi considerado o melhor jogador do campeonato, que, todavia, escapou ao F.C. Porto. Na época seguinte melhorou relativamente com a chegada do treinador holandês Co Adriaanse e foi novamente considerado melhor jogador. Foi um jogador-chave na táctica de Co Adriaanse com em 29 partidas e 5 golos contribuindo fortemente para a sua primeira Tripleta (conquista do Campeonato Nacional, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira). Mesmo assim não conseguiu fazer parte dos escolhidos de Scolari para o Mundial 2006.
Em 2006/2007 conseguiu fazer uma época ainda melhor que as anteriores. Em 25 jogos na Bwin Liga marcou 6 golos e fez 17 assistências, batendo o record de Drulovic, fixado em 16 cruzamentos certeiros. Na Liga dos Campeões não teve tanta sorte, no jogo com o Chelsea FC apontou uma das suas famosas trivelas à trave, e dois remates ao poste no jogo com o Arsenal. Ganhou a Bwin Liga com apenas um ponto de vantagem sobre o seu antigo clube, o Sporting. Este ano de 2007-2008, já conta com 10 grandes golos no campeonato nacional e na Champions e é aclamado como o melhor futebolista nacional.
Em 31 de agosto de 2008, assinou com o Inter de Milão até 2013. Ricardo Quaresma transferiu-se para o Inter de Milão por 18,6 milhões de euros, em troca o FC Porto assegura definitivamente o jovem português Pelé[1] Desde que chegou a Italia, ainda nao conseguiu mostrar o porque da sua contratacao mostrando enormes dificuldades em adaptar-se a Serie A e a um campeonato mais competitivo.
Também em Itália, em Dezembro de 2008. Ricardo Quaresma recebe o «Bidão de Ouro». Este é um prémio pouco recomendável e que distingue o futebolista que mais desiludiu no «Calccio». Apesar da equipa treinada por José Mourinho liderar o campeonato, Ricardo Quaresma foi considerado a grande desilusão e distinguido com o «Bidão de Ouro». O avançado foi o mais votado pelos ouvintes do programa radiofónico «Catersport» da «Radio 2». Ricardo Quaresma sucede ao brasileiro Adriano, também do Inter de Milão que recebeu este prémio nas últimas duas épocas.
Tem sido chamado para a Seleção desde as camadas jovens. Em 2000 Ganhou o Campeonato da Europa Sub-16. No Mundial 2002, António Oliveira ainda pôs a hipotese de o convocar, causando grande polémica. A sua estreia na Selecção A foi em Junho de 2003 num amigável contra a Bolivia. Devido à sua lesão no pé direito em 2004, não pôde participar no Campeonato Europeu de Sub-21, no Euro 2004 e nas Olimpiadas de Atenas 2004. Foi convocado para apenas um jogo de apuramento para o Mundial 2006 contra a Eslováquia, nem tendo sido selecionado para o Mundial 2006 o que gerou grande polémica por por parte da imprensa portuguesa. Em vez disso, foi convocado para o Europeu de Sub-1 que se realizou em Portugal. Na época de 2006/2007 começou finalmente a ser chamado por Scolari onde agora forma uma dupla de sonho com Cristiano Ronaldo nas alas. A 6 de Fevereiro de 2007 num amigável contra o Brasil no Emirates Stadium foi o man of the match. E a 24 de Março contra a Bélgica marcou um grande golo que foi visto pelo mundo todo.
Ricardo Quaresma ficou também conhecido por marcar golos e fazer assistências de trivela (forma de passe popularizada anos antes, em Portugal, por Drulovic, antigo jogador do FC Porto). Desde da sua chegada ao FC Porto que isso é mais evidente mas ex-colegas dele, nomeadamente Lourenço, afirmam que ele já fazia isso nas camadas jovens. Uma das suas trivelas mais famosas foi contra o Rio Ave mas a sua trivela mais famosa foi também a mais recente, num Portugal x Bélgica ( a bola muda a trajéctoria, ou seja , ia para fora mas foi para a baliza ).
Ir para o topo Ir para baixo
https://oscraques.forumeiros.com
 
E profissionalmente
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Os nossos craques :: Ricardo Quaresma :: Biografia profissional-
Ir para: