Em criança, foi dispensado do Benfica quando se apresentou nos treinos de captação, por ser gordinho. Foi então que, pouco tempo depois, Aurélio Pereira falou com o pai do jovem, António Veloso, convidando o filho a formar-se no Sporting , porque achava que ele tinha talento. Foi muito bem recebido no clube de Alvalade . O Sporting soube dar valor ao jogador que ele era e acreditou nas suas potencialidades.
No Sporting, foi emprestado pelo técnico José Peseiro ao Olivais e Moscavide na época de 2005/2006, onde se sagrou campeão e ajudou o clube a subir à Liga de Honra. Nas camadas jovens do Sporting (onde está desde os 13 anos) foi campeão júnior sob o comando de Paulo Bento na época 2004/2005.
Desde a temporada 2006/2007 actua pela principal equipa do Sporting; o dia de estreia foi a 9 de Setembro de 2006 contra o Nacional da Madeira em que o Sporting venceu por uma bola a zero). Assumiu posição de destaque após uma excelente exibição na vitória 1-0 do Sporting sobre o Inter de Milão de Luís Figo a contar para a Liga dos Campeões.Apesar do que aconteceu Miguel Veloso ainda é Benfiquista como o seu paiAntónio Veloso, o antigo capitão do Benfica.
Miguel Veloso demonstra grande qualidade técnica e consistência sendo a sua presença fundamental na equipa principal do Sporting. Ainda, Miguel, está na órbita de grandes clubes europeus. De facto, o seu estilo e forma de actuar são em tudo similares às de Redondo, antigo trinco do Real Madrid. A cláusula de rescisão do seu contrato com o Sporting Clube de Portugal, cifra-se em 30 milhões €.
Miguel Veloso participou no Campeonato da Europa de sub-21 em 2007 na Holanda tendo apontado 2 golos, não evitando no entanto a eliminação da selecção Portuguesa na fase de grupos.
Em 14 de Agosto de 2007, Miguel Veloso foi pela primeira vez chamado à Selecção Nacional AA pelo selecionador Luiz Felipe Scolari para um jogo contra a Arménia a contar para o Campeonato Europeu de 2008.
Miguel Veloso, foi um dos 23 convocados por Luiz Felipe Scolari para o Europeu 2008, que se realizou na Áustria e Suíça, em Junho de 2008.