Os nossos craques
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Futebol
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Paulo Ferreira

Ir para baixo 
AutorMensagem
Danizitha
Admin
Admin
Danizitha


Feminino
Número de Mensagens : 269
Idade : 34
Localização : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 09/01/2009

Paulo Ferreira Empty
MensagemAssunto: Paulo Ferreira   Paulo Ferreira Icon_minitime1Qua Jan 14, 2009 1:21 pm

Nome: Paulo Renato Rebocho Ferreira
Nascimento: Lisboa, 18-01-79 (24 anos)
Altura: 1,82m Peso: 76 Kg
Posição: Lateral-direito
Estreia na Superliga: Marítimo-V. Setúbal
Percurso nas selecções: Sub-20, Sub-21 (presença no Europeu da categoria), selecção B (Torneio do Vale do Tejo), AA (jogos particulares)
Iniciou a carreira como futebolista ao serviço do Grupo Desportivo Estoril Praia, da II Divisão. Na época 2001/2002 estreando-se na I Divisão com a camisola do Vitória de Setúbal, fazendo um total de 34 partidas no escalão maior do futebol português.Em 2002 transferiu-se para o FC Porto onde em duas épocas ganhou dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça Portuguesa, uma Taça Uefa e uma Liga dos Campeões.
A ida para um grande do futebol português abriu-lhe as portas da Seleção A onde conta até agora com 44 internacionalizações onde se estreou frente a Inglaterra em 2002.Apesar de ter sido uma desilusão no Euro 2004, actuou apenas no jogo de abertura e na final ambos contra a Grécia onde foi preterido por Miguel, foi contratado pelo Chelsea,ia juntar-se a Ricardo Carvalho e ao treinador José Mourinho onde ganhou na primeira época o campeonato inglês e a Taca da Liga inglesa.
Paulo Ferreira passou a maior parte da sua carreira a actuar a médio. Agostinho Oliveira, treinador-adjunto da Selecção, adaptou-o a lateral-direito, nos sub-21, e foi nessa posição que mais se notabilizou. Em duas épocas e meia apresenta números impressionantes. Cumpriu duas épocas no V. Setúbal, divididas pela II Liga e Superliga, até chegar ao F.C. Porto. Leva 89 jogos seguidos nos campeonatos. Falhou os 90 minutos apenas por uma vez. Cartões amarelos são só quatro. De suplente na selecção sub-20, passou a titular nos AA. Conheça o percurso do portista que muitos dizem ser «o melhor lateral-direito português».

Percurso sempre a subir

Paulo Ferreira começou a jogar nos infantis do Alcabideche, onde foi colega, durante um ano, de Hugo Leal, jogador do Paris Saint-Germain. Daí partiu para o Cascais. Lá passou a fase dos iniciados e fez a primeira época de júnior.

O Estoril, clube que o tornou profissional, guiou-o durante os outros dois anos de júnior. No segundo já tinha contrato de profissional e treinava muitas vezes com os séniores. Actuou pela primeira vez na equipa principal pela mão de Isidro Beato, na época 1997/98. Permaneceu no clube até 2000, altura em que Rui Águas, que orientou a equipa de Cascais, o levou para o V. Setúbal, que estava na II divisão.

As primeiras seis jornadas foram orientadas por Rui Águas que, tal como os treinadores anteriores, o colocavam a actuar a médio. À sétima jornada entrou Jorge Jesus, que seguiu o exemplo de Agostinho Oliveira (antigo seleccionador sub-21) e adaptou Paulo Ferreira a lateral-direito.

Fez a sua primeira época na Superliga no V. Setúbal, mas não demorou muito a surgir o interesse dos grandes. Passou a pré-temporada (2001/02) a recuperar de lesão. Nada que o impedisse de actuar os 90 minutos, no início do campeonato, e a despertar a cobiça do Sporting, que acabou por não aceitar os números pedidos pelos sadinos. No início desta época foi para o F.C. Porto. Um negócio que já estava concluído antes da sua ida ao Europeu sub-21.

José Mourinho confiou-lhe o lado direito, mas não se esqueceu da sua posição de origem, o meio-campo. Ganhou a titularidade desde o primeiro momento e não voltou a deixá-la – foi substituído na 9ª jornada por Secretário. Jogou a lateral-direito, mas não só. O treinador portista chegou a utilizá-lo mais adiantado. Como nos jogos, da primeira volta, frente ao Boavista e ao V. Guimarães.

Alguns já o classificaram como melhor lateral-direito português - Jorge Jesus, Luís Campos e Agostinho Oliveira. Deco colocou-o na sua equipa ideal e Vítor Pereira, ex-árbitro, enaltece o seu comportamento em campo... Paulo Ferreira tem 24 anos e é, diz quem o conhece, um miúdo simples e muito tímido. Gosta de música calma (Céline Dion), dos filmes do Jackie Chan e de passear com a família e a namorada.

Época Clube Competições Jogos
1997/98 Estoril II Honra 1
1998/99 Estoril II Honra 15
1999/00 Estoril II B Zona Sul 21
2000/01 V. Setúbal II Liga 34
2001/02 V. Setúbal Superliga 34
2002/02 F. C. Porto Superliga 21
Ir para o topo Ir para baixo
https://oscraques.forumeiros.com
 
Paulo Ferreira
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pepe Ferreira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Os nossos craques :: Selecção Nacional Portuguesa :: Os nossos jogadores-
Ir para: